sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Incertezas

Abro os olhos, me levanto, escovo os dentes, tomo um café e fumo um cigarro...
Dia após dia a mesma rotina se repete. Dia após dia o sol nasce e se põe exatamente no mesmo lugar. E eu continuo aqui. Estático. A mesma pessoa que fui ontem e que serei amanhã. Mas até quando? Até quando serei o mesmo garoto que era ontem e serei amanhã? Quando me tornarei um homem?... Ou será que já me tornei e ainda não me dei conta?
Será possível a fase das indecisões, inseguranças e incertezas já ter passado sem que eu tenha me dado conta? E se eu não tiver certeza que que as incertezas se foram? Mas será que um homem também não possui dúvidas e incertezas? Será este ser maduro tão perfeito a ponto de perder a característica humana de ser incerto ou confuso? Será que com o passar do tempo encontramos as respostas para tudo? Se assim for, quando todas as perguntas estiverem respondidas, não haverá mais graça na existência, uma vez que não há mais nada a se descobrir... Perderia-se o sentido de levantar-me dia após dia, repetir a mesma rotina e olhar um mundo estranho que ainda está para ser descoberto e que nunca será totalmente compreendido, uma vez que a cada resposta descoberta, surgem cada vez mais perguntas. E é exatamente neste ponto que está o verdadeiro sentido de tudo: descobrir o mundo e a si mesmo cada dia mais. Descobrir que por mais que pareça, hoje você não é mais o mesmo que era ontem, nem o será amanhã. Pois mesmo quando pensamos que não estamos pensando em nada, estamos pensando em alguma coisa e tal ato, faz de cada um de nós uma nova pessoa a cada dia que passa e descobrimos que nunca conhecemos a nós mesmos, uma vez que pensamos ser uma pessoa ontem, mas hoje somos outra e amanha outra e depois e depois e depois...
Muitas perguntas, poucas respostas, várias dúvidas e incertezas e consequentemente várias coisas a se descobrir. A única coisa que é certa é que o sol continuará nascendo e se pondo todos os dias no mesmo lugar (será?)
Cada dia que passa vejo uma pessoa diferente no espelho e por mais que estas pessoas sejam diferentes, elas possuem semelhanças: A vontade de crescer e descobrir cada vez mais coisas e o fato de que não querem ser um homem com todas as respostas e certezas do mundo, mas sim o mesmo garoto que não é o mesmo, igual porém diferente que possui a certeza de que quer continuar a ter suas incertezas e contradições e em um dia igual, como todos os outros diferentes, olhar no espelho e ver um novo garoto diferente.
Pois a vida é feita de descobertas e eu descobri que quero continuar descobrindo para ter cada vez mais a certeza de que não tenho certeza de absolutamente nada, apenas do que eu sou agora e que serei diferente amanhã.



Rafael Campos, 26 de Outubro de 2012